Transparência

De Grupo de Engenharia de Requisitos PUC-Rio

Edição feita às 18h04min de 4 de junho de 2012 por Wikieradm (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Transparência é a combinação de diversas características no sentido de tornar o alvo da transparência transparente.

Transparência do Processo: Diz se que um processo é transparente se podemos ter transparência sobre sua execução. Esse conceito, portanto, aplica-se ao desenrolar do processo, desde seu início até o seu final. Essa transparência pode estar disponível em tempo real ou pode ter sido registrada no seu ínterim para posterior uso, caso em que esse registro tem que ser totalmente confiável.

Portanto a transparência do processo requer que a dinâmica do processo

seja transparente.

Na figura dessa página temos uma informação, o registro de um fato, sendo que o fato é composto de uma estrela do mar no fundo do mar e de um reflexo de uma pessoa (parcialmente mostrada) tirando a foto. Essa foto representa, ao mesmo tempo, a estrela do mar e um instante do processo usado para produzir esse registro. Dessa maneira podemos dizer que parte do processo pelo qual a foto foi produzida ficou registrado numa informação, isto é na foto. Outros detalhes da foto foram registrados pela máquina, como abertura, luminosidade, velocidade, entre outros, mas o processo só ficou registrado porque a sombra refletida no mar permitiu que se gravasse na mesma informação tanto o fato em si (a estrela do mar), como um instante do próprio processo que produziu a informação (a sombra da pessoa tirando a foto).

Portanto para que exista a transparência do processo é necessária que exista um mecanismo de monitoração, ou seja, que algo capte o desenrolar do processo. No caso da foto, o fenômeno do reflexo, aliado a gravação (monitoramento) do processo feito pela própria máquina permite dizer que um instante do processo está transparente, desde que, se prove que o reflexo é verdadeiro assim como a gravação.

No momento em que se captura o desenrolar do processo esse fato passa também a ser uma informação, e que, portanto também precisa ser transparente, conforme a transparência da informação.

Representações estáticas de um processo são possíveis, por exemplo, um fluxograma ou um código de um software; mas para efetivamente ser transparente o processo precisa registrar sua execução.


Transparência da Informação:

Processos produzem informação. Dizemos que temos transparência da informação quando o registro de um fato está disponível de maneira transparente. Veja que o registro de um fato é algo atômico e estático. Uma informação representa um fato ocorrido num tempo determinado, portanto tem idade e, a princípio, é eterna, ou seja, estará sempre disponível. Na foto da estrela do mar no fundo do mar, consegue-se ver a estrela porque temos uma combinação física: luz e água, que permite olhar através.

A foto registra a existência dessa estrela do mar, essa foto é então o

registro, a informação sobre a estrela no momento da foto. Portanto aqui temos a transparência da informação (foto), que nos relata sobre o fato (estrela), mas não nos informa sobre como aquela informação foi produzida, ou seja, não nos informa sobre o processo que produziu a informação (foto).

Ferramentas pessoais
Reuniões do grupo
Languages