Simules

De Grupo de Engenharia de Requisitos PUC-Rio

(Diferença entre revisões)
Linha 23: Linha 23:
----
----
-
[[File:4.jpg|400px|center]]
+
[[File:4.jpg|400px|]]
'''Figura 5. Rodada de Conceitos'''
'''Figura 5. Rodada de Conceitos'''

Edição de 17h59min de 24 de maio de 2012

SimulES-W é a versão digital do SimulES num software implementado para Web, tendo ele incorporado os mesmos cenários do jogo de cartas, conhecidos como Rodadas, Rodada de Inicio, Rodada de Ações, Rodada de Conceitos, Integrar e Submeter Produto. Seu objetivo principal é ensinar engenharia de software. Este jogo permite que um aluno assuma diferentes papéis num projeto de construção de software, como gerente ou auditor do projeto e engenheiro de software (Figura 1), permitindo que ele vivencie tarefas e decisões usuais num contexto de produção de software. O jogo estimula a competividade testando a capacidade do aluno em lidar com problemas e aplicar conceitos de engenharia de software para solucionar problemas ou melhorar seu desempenho no jogo, simulando situações que dificilmente ocorrem em aulas tradicionais. SimulES-W é implementado por um software que provê um ambiente colaborativo na Internet. SimulES-W ao ser a versão digital do SimulES incorpora os cenários do jogo do tabuleiro e eles são apresentados como telas através das quais os usuários navegam. É o caso do tabuleiro principal e os individuais, sendo que o primeiro é publico e utilizado por todos os jogadores. O segundo, o tabuleiro individual pode ser utilizado somente pelo jogador responsável embora possa ser visualizado por todos. As cartas podem estar em jogo (todos visualizam) ou podem estar escondidas “nas mãos dos jogadores” para serem usadas em jogadas futuras. Umas das características mais importantes do SimulES-W inclui a possibilidade de edição das cartas de problemas, de conceitos, de projetos e de engenheiros de software permitindo que o material a ser enfatizado no curso seja customizado pelo professor.


Figura 1. Diagrama de Agentes


Figura 2. Tela Alusiva ao tabuleiro principal do Jogo


Figura 3. Rodada de Inicio


Figura 4. Rodada de Ações


Figura 5. Rodada de Conceitos


Figura 6. Tabuleiro Individual



Referencias

[1] E. Monsalve. “Construindo um Jogo Educacional com Modelagem Intencional Apoiado em Princípios de Transparência”, (May. 2010), Dissertação de Mestrado (Masters Thesis), Departamento de Informática, PUC–Rio.

[2] E. Monsalve, V. Werneck, J. Leite. SimulES-W: Um Jogo para o Ensino de Engenharia de Software. FEES, SBES, Bahia, 2010.

[3] E. Monsalve, V. Werneck, J. Leite. Teaching Software Engineering with SimulES-W. Conf. On Software Engineering Education and Training (CSEE&T), 2011.

[4] E. Monsalve, V. Werneck, J. Leite. Evolución de un Juego Educacional de Ingeniería de Software a través de Técnicas de Elicitación de Requisitos. Anais do WER10 - Workshop em Engenharia de Requisitos, Cuenca, Equador, Abril 12-13, 2010, pp 63-74.

[5] E. Monsalve, V. Werneck, J. Leite. O Método de Inspeção Semiótica Aplicado ao Requisito Usabilidade. Anais do WER11 - Workshop em Engenharia de Requisitos, Rio de Janeiro-RJ, Brasil, Abril 28-29, 2011, pp 333-344.

[6] L. Meirelles , D. Peixoto, E. Figueiredo, R. Resende, C. Pádua, E. Monsalve, Julio C. S. P. Leite, V. Werneck. "Uso de Jogos para o Ensino de Engenharia de Software". CBSoft 2011 - SBES – FEES. São Paulo. 2011.


Links de Interesse

[1] Blog do SimulES-W

[2] Pagina Oficial do SimulES, Jogo do Tabuleiro.

Ferramentas pessoais
Reuniões do grupo
Languages