Linhas de produto

De Grupo de Engenharia de Requisitos PUC-Rio

Tabela de conteúdo

Contexto de Linha de Produtos de Software

Tradicionalmente, a Engenharia de Software tem se concentrado no desenvolvimento de um sistema de software de cada vez. Em contraste, a engenharia de Linha de Produto de Software (LP) foca no desenvolvimento de softwares similares em um segmento de mercado específico [1]. As diferenças entre cada sistema de software são descritas em termos de variabilidades, aonde uma variabilidade pode ser considerada como uma opção de customização de um produto [2]. Desta forma, apesar da similaridade entre os produtos da linha, cada um é construído para atender as necessidades de um dado cliente.

A engenharia de LPs de software trata de uma questão de reuso sistemático de funcionalidades que permite a construção rápida de diferentes produtos, com maior qualidade a um menor preço [4]. Segundo, o nível de flexibilidade alcançado com um o uso, uma plataforma de LPs permite às empresas promoverem ajustes no portfólio de produtos mais rapidamente, de acordo com a demanda do mercado [1, 4].

O processo de construção de uma LP de software é geralmente abordado pela engenharia de domínio (ED). A ED auxilia no levantamento e implementação não somente dos requisitos de um dado cliente mas também dos requisitos de conjunto de clientes em um determinado domínio. Durante a ED, o escopo da LP de software é determinado a partir das variabilidades, que podem ser documentadas através de um modelo de variabilidades [2] [3].

A tarefa de definição das variabilidades pode ser abordada sob diferentes perspectivas. Em uma perspectiva pró-ativa, todo o escopo da LPs é definido de ante-mão [1]. Por outro lado, a definição das variabilidades pode ser abordada sob uma perspectiva extrativa, onde de inicio somente uma parte da LP de software é construída, isso a partir de um subconjunto de produtos já existentes [1, 3]. Observe que a abordagem extrativa exige uma plataforma de LPs de software mais flexível, que suporte a evolução incremental das variabilidades. No entanto, a extração da LPs até certo ponto demanda um menor investimento inicial em termos de recurso e tempo, o que a torna mais atrativa [2, 3, 4].

Diante desse contexto, nosso grupo de pesquisas discute e procura desenvolver aplicações úteis, principalmente àquelas com carácter de software livre, com um enfoque baseado nas características de LP. Um de nossos esforços foi concentrado na criação de uma plataforma de reuso para contrução de bibliotecas digitais (digital libraries - DL). Com essa plataforma o grupo conseguiu atuar de forma na implementação e disponibilização de três bibliotecas digitais da área de ES, as bibliotecas são: WERpapers, FEESartigos e CIBSEpapers.

WERpapers

O WER - Workshop em Engenharia de Requisitos (ER) é parte de um esforço da comunidade de pesquisadores de ER e é realizado desde 1998. É um evento internacional que abrange principalmente a comunidade de pesquisadores Ibero-Americana de ER. Os participantes são encorajados a discutir e submeter material sobre suas pesquisas científicas como também experiências industriais no campo da ER. Os artigos aceitos na conferência são publicados em um livro com número ISBN e também são indexados pela DBLP, biblioteca essa já citada anteriormente nesse artigo.

. WERPapers: uma DL que concentra os artigos publicados nos diversos anos da realização do Workshop em Engenharia de Requisitos (WER). O website pode ser acessado a partir do endereço http://wer.inf.puc-rio.br [6];

FEESartigos

O FEES - Fórum de Educação em ES, geralmente realizado dentro do SBES que é o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. O FEES vem sendo realizado desde 2008 e propõe a integração de interessados em discutir sobre as principais alternativas de educação e treinamento que possam potencializar a prática da ES. O FEES também procura expor, analisar e investigar as dificuldades e particularidades do ensino e da aprendizagem de ES e como preparar e melhorar as atividades educacionais. Além disso, o fórum busca promover a discussão de tópicos relacionados à educação e ao treinamento de ES, criando um canal de integração e de troca de experiências entre diferentes tipos de atores interessados no assunto.

. FEESArtigos: tem por objetivo disponibilizar os diversos artigos publicados no FEES. Está publicado seguindo os padrões de endereço do WERPapers e poderá ser acessado em http://fees.inf.puc-rio.br [5];

CIBSEpapers

O CIBSE - Congresso Ibero-Americano em ES. O congresso é uma evolução do bem sucedido IDEAS (Workshop Ibero-Americano de Ambientes de Software e ER) que se iniciou em 1988. O CIBSE procura reunir anualmente uma comunidade especializada na área de ES para que os debates e a apresentação de trabalhos possam divulgar para a comunidade as principais evoluções da área de ES. Um dos objetivos do CIBSE é tornar-se uma das principais referências no campo da ES para a comunidade latino americana. Os trabalhos publicados na conferência envolvem tanto as pesquisas científicas como também na área de negócios. Portanto, atrai pesquisadores, docentes, alunos e também a comunidade empresarial. Os organizadores da conferência tem interesse mais amplo e procuram por trabalhos originais e de alta qualidade nos mais diversos assuntos, tais como: - arquiteturas de software;
- arquiteturas orientadas a serviços (SOA);
- qualidade, medição e estimativa de produtos e processos;
- estudos de casos, experiências e estudos experimentais em ES;
- evolução e manutenção de software; famílias de produtos e variabilidade de software;
- geração automática de software; reengenharia de software;
- engenharia de modelos e metamodelos;
- engenharia de requisitos;
- engenharia Web;
- novos conceitos em linguagens e ferramentas de programação;
- métodos formais aplicados à ES;
- normalização em ES;
- ontologias aplicadas à ES.

. CIbSEPapers: concebido como um espaço dedicado à divulgação das atividades e resultados de pesquisas da comunidade ibero-americana, estimula o diálogo entre cientistas, educadores, profissionais e estudantes de ES. O CIbSEPapers é o website que concentra os artigos da conferência e segue o padrão de nomenclatura dos dois sítios anteriores podendo ser acessado em http://cibse.inf.puc-rio.br [7].


Referências

1. Parnas. D. L., "On the Design and Development of Program Families," IEEE Transactions on Software Engineering, vol. 2, no. 1, pp. 1-9, Jan. 1976, doi:10.1109/TSE.1976.233797
2. Weiss, D., et al.. (1999) Software Product-Line Engineering: a family-based software development process. (S.l): Ed. Addison Wesley. 426 p.
3. Clements, P., Northrop, L. (2001) Software Product Lines: Practices and Patterns, SEI Series in Software Engineering, Addison-Wesley. 563 p..
4. Pohl, K., Bckle, G., van der Linden, F.: Software Product Line Engineering: Foundations, Principles, and Techniques. Springer (2005).
5. Musa, P., Leite, J. C. S. P.. WERpapers. Biblioteca digital dos artigos do Workshop em Engenharia de Requisitos. <Disponível em: http://wer.inf.puc-rio.br/>.
6. Leal, A. L. de C., Leite, J. C. S. P.. FEESartigos. Biblioteca digital dos artigos do Fórum de Educação em Engenharia de Software. <Disponível em: http://fees.inf.puc-rio.br/>.
7. Leal, A. L. de C., Leite, J. C. S. P.. CIbSEpapers. Biblioteca digital dos artigos do Congresso Ibero-Americano em Engenharia de Software. <Disponível em: http://cibse.inf.puc-rio.br/>.

Ferramentas pessoais
Reuniões do grupo
Languages